quinta-feira, 11 de fevereiro de 2010

Eles morrem mas suas histórias estão mui vivas



A visita ao bairro da Recoleta, em Buenos Aires, merece um post à parte. Um bairro com muita magia. O cemitério da recoleta é uma aula de história à parte. Existem guias, mas eu fui muito bem acompanhada, com meu querido amigo Becquer Casaballe, que além de fotógrafo, historiador, periodista é um homem muito inteligente. E ele me contou histórias fabulosas sobre alguns personagens que estão enterrados lá. Fatos inusitados, como a menina que foi enterrada viva por conta de algum problema de saúde não detectado e sua avó pediu para abrir o caixão dias depois e ela estava em outra posição. Sua família lhe fez uma homenagem com um túmulo muito bonito.

O túmulo de Evita Peron é o mais enfeitado, cheio de flores. E todo mundo o visita. Muitos dos presidentes da Argentina estão no Recoleta. E muitos eram maçons. Vi belos detalhes de vários túmulos, principalmente dos maçons. Usam muitos símbolos egípcios, gregos, romanos... Suas referências icônicas ligadas à morte e vida eterna são dignas de estudo. Fiquei curiosa sobre determinados símbolos.
Há homens muito poderosos enterrados ali, generais, homens que decidiram sobre a vida de outros homens. Estão lá, em suas lápides e túmulos cercados de mármore italiano, cheios de estátuas. São verdadeiras obras de arte para abrigar restos dos cadáveres. Gostei muito do passeio e em momento algum o ar de cemitério se faz presente, parece sim, um museu.

Em seguida, centro cultural da Recoleta, com várias mostras e exposições, e um jardim de verão para mariposas.


Nao resisti à cabine inglesa






Por fim, sorvete na Freddo, maravilhoso. E um monte de fotos bem tiradas por conta de um profissional como acompanhante!

Nenhum comentário:

Postar um comentário