quinta-feira, 11 de fevereiro de 2010

La Plata

Fui à cidade de La Plata, capital da província de Buenos Aires. A ruta (estrada) pode ser feita com até 130 km por hora. Há pedágios, mas a rodovia é muito boa. Acho um exagero 130km por hora, mas é bem sinalizada e há faixas para quem quer andar mais devagar.
La Plata é planejada, assim como Buenos Aires, que é a Capital Federal, mas em La Plata estamos mesmo no interior. Apenas 60 km de distância, mas parece mais.
A distância verdadeira entre a capital federal e a capital da provincia está no ritmo de seu povo. Tudo muito tranquilo, mas o trânsito mais confuso, onde não se respeita muito a sinalização. Como entender porque Buenos Aires não é a capital de sua própria província? Meu amigo Bec me explicou 'La Plata es la Capital de la Provincia de Buenos Aires desde 1980, cuando se produjo la Federalización de la ciudad de Buenos Aires. La Capital Federal es la Ciudad Autonoma de Buenos Aires', segundo ele, com outra capital para a provincia, foi possível gerir melhor as cidades da região e não apenas a metrópole Buenos Aires.

Conheci a Catedral Metropolitana de La Plata. E na Plaza das Quatro Estações, a estátua que simboliza o inverno, com um gestual único, onde os dedos parecem desfazer da Igreja, é um detalhe curioso. A Igreja não utiliza a catedral para suas missas, lá está enterrado uma autoridade que era maçon. Mas utiliza a casa do Pároco, que fopi doada pelos maçons para que os padres possam residir.

Nenhum comentário:

Postar um comentário