segunda-feira, 23 de março de 2009

Soles, dólares, euros, pesos, reais...

Quanto vale uma lata de coca-cola?
Quanto vale sua sede???

Bebi coca-cola em Lima - uma lata custou pouco mais de três soles, lá um dólar, mas em reais, próximo a dois e cinquenta, na época. Bebi muuuuuuuita coca-cola em Lima, porque não imaginava encontrar coca-cola em Cuba, pra onde seguiria depois.

E dito e certo. Por dias não vi uma única coca-cola em Havana.
Vi refrigerantes de cola (tropicola, a oficial, e outras que nem me dei ao trabalho de gravar o nome...), mas nada de coca-cola.

Ia passar dez dias em terras cubanas e no quinto dia, em um hotel de luxo (que só entrei para visitar e trocar dinheiro - euros por pesos cubanos), vi coca-cola em lata. Um turista bebia aquela maravilha.
Eu, também turista, nem perguntei quanto era... ai que saudade daquele sabor, do gás que é só dela.
Nunca bebi uma coca-cola como aquela. Foi indescritível meu prazer. E mais, bebia uma coca-cola produzida no méxico. Não sei, mas me senti burlando o embargo. Sim, em Cuba há produtos tipicamente americanos. Mesmo que produzidos em outro país que não os EUA. Cultura é cultura e coca-cola pra mim, é pura América do Norte como difusora de um modo de vida que já se provou ineficiente, porém cheio de sabores.
Lá fui eu pagar o preço do meu desejo. Três pesos cubanos, quase o equivalente a três euros (naqueles dias um euro beirava os três reais).
Sim, paguei nove reais por uma latinha de coca-cola, que no Brasil é possível se achar por 90 centavos no mercado, ou R$1,50 (um real e cinquenta centavos) em botecos.
Estranhei o valor mas reconheci que foi um achado e tudo tem seu preço, até mesmo os desejos do capitalismo em Cuba.

Nos outros dias não tive coragem de repetir a dose, fiquei nos mojitos, nos drinques, e nos sucos (de caixinha), na maravilhosa cerveja Bucanero e na cerveja produzida na Muralha.

2 comentários:

  1. "Desejos do capitalismo em Cuba", não simplesmente capitalista, mas sobretudo uma aspiração americana. rs
    Karl Marx já fez uma previsão do fim do capitalismo, nos tempos atuais não acredito que seria tão em breve, mas espero que não seja o fim da Coca Cola, vc suportaria essa separação??

    ResponderExcluir
  2. Hahahahaha
    Eu imagino o meu sofrimento em tal situeichan!
    Pra falar a verdade, estou em fase de desintoxicação cocólica. Tomando uma ou duas vezes na semana, e pedindo ajuda dos que me cercam. Mas hoje... ao almoçar uma bela feijoada antes da aula de metodologia (argh!)... tracei uma latinha (1,70) sem dó nem piedade.

    Beijooooo

    ResponderExcluir