segunda-feira, 12 de janeiro de 2009

Meu olhar estrangeiro


Vi tanta areia, andei...
Eu já viajei muito pelo Brasil, morei em quatro estados diferentes, em onze cidades, e como fui repórter em oito diferentes regiões, conheci trocentas cidades em viagens para fazer reportagens. Até pouco tempo, eu não tinha muita vontade de por os pés lá fora.
Quando morei em Cuiabá, fui à Bolívia. Vi a pobreza dos arredores de San Mathias. E quando morei em Mato Grosso do Sul, em Dourados e em Ponta Porã, vivia com um pé no Paraguai. Mas essas saidinhas do Brasil não foram consideradas como viagens ao exterior. E não foram mesmo, porque não vivenciei a cultura dos paraguaios nem tampouco dos bolivianos, apesar de ter ficado um mês em um hotel onde todos só falavam castelhano e guarani.

Mas agora foi diferente. Lima, no Peru, foi uma revelação aos meus olhos estrangeiros, de uma América do Sul da qual faço parte e ao mesmo tempo tenho pouca ou quase nenhuma identificação.
E Cuba, no Caribe, com seu regime único e resistente ao capitalismo mundial, foi surpreendente.

Por isso senti necessidade de criar esse espaço de registro. Dos meus caminhos e destinos com esse meu olhar estrangeiro.

2 comentários: