sábado, 17 de janeiro de 2009

Riqueza de sabores


Nos onze anos como repórter em cidades e estados diferentes (Cuiabá - MT; Campo Grande, Ponta Porã e Dourados - MS; Petrolina- PE, Juazeiro, Feira de Santana, Ilhéus e Itabuna -BA e a breve passagem por Salvador e Rio de Janeiro), sempre percebi que a alma de um lugar está nas comidas e na sua gente, no povo que labuta nas ruas.

Que lugar melhor que as feiras livres ou os mercados municipais, como oportunidade de conhecer realmente como vive o povo daquele lugar?

Se o negócio é sair do roteiro turístico, o mercado municipal de Lima, para conhecer frutas diferentes, sabores diferentes e ver sua gente de perto é a melhor opção.

Sim, no Brasil estranhei cheiros e formas, imagine numa terra estranha?

Provei e aprovei: suco de milho roxo (chicha morada), milho de grãos enormes (choclos), ceviche (frutos do mar, marinados no limão e bem temperados), melão mirim de cor bem alaranjada (bonito mas sem graça), o primo doce do maracujá (a granadija), fruto de cactus - pitaia (bem tenro, mas cheio de sementes em sua polpa). Nos restaurantes provei carnes diferentes (com ervas e ingredientes apimentados), e purês de papas (batatas) com temperos e cores variadas também. Enfim... uma festa de sabores. Gostei da culinária peruana. É rica e criativa.

3 comentários:

  1. Ai, amiga, eu concordo que a alma do seu povo pode ser vista na culinária (a minha é baianíssima!!!) e até tento experimentar, mas essa listinha aí não me animou muito, não.

    Quando fui ao Maranhão dei de experimentar as comidas típicas e "morri" por conta de uma tal "vinagreira", uma erva que eles usam pra temperar TUDO. Fica TUDO com o mesmo gosto de vinagre azedo. Ecaaaa

    ResponderExcluir
  2. Ah, Bel, mas no Peru eles tem um apimentado suportável e interessante. Tem suas ervas que dão cheiros agradáveis... se for, experimente!!!!

    ResponderExcluir
  3. Stainless Steel vs Titanium Apple Watch
    The Stainless Steel watches are based on the stainless steel core, 2016 ford focus titanium made from stainless steel 2020 ford ecosport titanium core. The stainless titanium nail steel is made 2020 ford ecosport titanium with the highest titanium money clip quality

    ResponderExcluir